Notas de Imprensa

Ministro da Agricultura inaugura 34ª Ovibeja sob a égide da Internacionalização

24/04/2017



Ministro da Agricultura inaugura 34ª Ovibeja sob a égide da Internacionalização

 

 

De portas abertas ao público de 27 de Abril a 1 de Maio, a 34ª Ovibeja vai contar com as visitas do Presidente da República, Primeiro-Ministro, Ministro da Agricultura, Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, secretários de Estado, deputados e eurodeputados, representantes dos partidos políticos, comitivas diplomáticas e empresariais. A Internacionalização é o tema principal deste ano, com vários espaços e várias ações dedicados ao potencial exportador dos produtos agro-alimentares e agro-pecuários.

 

A 34ª edição da Ovibeja abre portas ao público já esta quinta-feira, 27 de Abril. O Ministro da Agricultura, Capoulas Santos, vai presidir à sessão de inauguração agendada para as 15h00. A Ovibeja, que conta este ano com mais expositores, tem como tema principal a Internacionalização patente em diversos espaços e em várias ações ao longo dos cinco dias da feira. Ciclos de conferências dedicados à exportação de produtos de origem animal, um simpósio internacional de azeites, colóquio sobre o Investimento e o Regadio no Alentejo e apresentação de projectos de investigação e desenvolvimento com aplicação para a região, são algumas iniciativas que contarão com a participação de várias entidades públicas e privadas, investigadores e peritos nacionais e internacionais.

 

Com uma grande componente de inovação e transferência de tecnologia e uma exposição temática sobre artes e ofícios, tradicionais e contemporâneos, a 34ª Ovibeja vai ser visitada pelo Primeiro-Ministro, António Costa, no dia 28 de Abril.

 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, visita a Ovibeja no dia 29 de Abril, dia da Entrega dos prémios do 7º Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja, data dedicada ao azeite, com a presença de membros do Júri Internacional. Também o Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, se vai associar ao evento, que promove a excelência como passaporte para a Internacionalização.

 

De 27 de Abril a 1 de Maio todos os caminhos vão dar a Beja para a mais inovadora feira agrícola do País com “Todo o Alentejo deste mundo!” e “Todo o mundo no Alentejo”. A organização do evento é da responsabilidade da ACOS – Associação de Agricultores do Sul.

 

01/05/2017 O Alentejo reforça aposta na internacionalização da agricultura
11/04/2017 34ª Ovibeja coloca vários temas em discussão com a participação de peritos nacionais e internacionais e responsáveis políticos
10/04/2017 Entrevista ao Presidente da ACOS sobre a 34ª edição da Ovibeja
29/03/2017 Melhores azeites do mundo contemplam cinco portugueses
20/03/2017 34ª Ovibeja promete longas e intensas Ovinoites
14/03/2017 34ª Ovibeja promove o Hall of Fame dos Azeites Mundiais e dos Produtos Agro-Alimentares na Casa Alentejo em Lisboa
12/02/2017 Promover a excelência como passaporte para a Internacionalização
18/01/2017 Está aberto o prazo para inscrição de amostras para o concurso de azeites virgem extra – prémio CA Ovibeja