Secretariado da 37ª Ovibeja já funciona em pleno na Rua Cidade S. Paulo

20/01/2020



A Comissão Organizadora da 37ª Ovibeja está a delinear o programa do evento, que se realiza de 29 de Abril a 3 de Maio, de modo a traduzir, para o setor e para a opinião pública, o mote “Agricultura ConsCiência”, ou seja, o papel da agricultura de mãos dadas com a ciência. Também já a funcionar em pleno, o Secretariado da Ovibeja mudou este ano de instalações, situando-se junto à sede da ACOS, a seguir à rotunda do Pastor, na Rua Cidade de S. Paulo, em Beja.

--

A preparar os grandes temas para reflexão em seminários, colóquios e exposições, conjugados no mote “Agricultura ConsCiência”, a Comissão Organizadora da Ovibeja vai debruçar-se este ano sobre a pecuária extensiva, combate às alterações climáticas e desenvolvimento rural, o papel dos agricultores na dinamização do interior do país, a investigação científica, as novas tecnologias, a agricultura de precisão, o regadio, a nova PAC, entre outros temas de relevo. A importância de melhor dar a conhecer a realidade do campo, da agricultura e da pecuária e o seu papel na criação de melhores condições ambientais, económicas, sociais e de coesão do território, são alguns dos propósitos dos organizadores da feira.

Ao Secretariado da Ovibeja também já estão a chegar muitas inscrições de entidades interessadas em participar como expositores. Uma das novidades deste ano é a mudança de local do Secretariado. Está a funcionar numa vivenda ao lado do edifício principal da ACOS, junto à Rotunda do Pastor, ao final da Rua Cidade S. Paulo. 

A 37ª Ovibeja, que tem também em marcha a receção das inscrições para o 10º Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja, é o evento a sul do Tejo que mais projeta a região e o setor agrícola. Com largos milhares de visitantes, a Ovibeja decorre no Parque de Feiras e Exposições de Beja, Manuel de Castro e Brito, numa área com mais de 10 hectares. Conta anualmente com mais de mil expositores, distribuídos por vários espaços, desde o Pavilhão Terra Fértil, à Arena do Azeite, Espaço Agroalimentar, Pavilhão Institucional, Pavilhão da Pecuária, Pavilhão Central, Pavilhão Multiusos, Pavilhão das Aves, Picadeiros, Bares, tasquinhas e Restaurantes, e ainda Pavilhão do Cante das Artes e dos Ofícios. Além da zona dos grandes concertos, a Ovibeja conta ainda com zonas verdes e arborizadas, com bancos de jardim, para descanso e convívio.  E tem iniciativas para os mais novos e suas famílias, no Espaço ACOS +, um projeto de atividades pedagógicas e de comunicação de sustentabilidade ambiental.

A 37ª Ovibeja é organizada pela ACOS – Associação de Agricultores do Sul.

Top