Ovibeja já está a receber amostras para o 10º Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra

07/01/2020



O Secretariado do 10º Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra ? Prémio CA Ovibeja já está a receber amostras de azeites de vários países do mundo.

Podem ser apresentados a concurso azeites virgem extra provenientes de produtores individuais, de associações de produtores, de cooperativas e de empresas de embalamento devidamente registadas. Os azeites, nas categorias de Frutado Verde Intenso, Frutado Verde Médio, Frutado Verde Ligeiro e Frutado Maduro devem pertencer à campanha 2019/2020 e, por causa da diferença na época da apanha, os países do hemisfério sul podem apresentar os azeites da campanha de 2018/2019.

Os azeites a concurso devem ser entregues, até ao dia 20 de Março 2020, em embalagens fechadas, identificados apenas por um código, acompanhados dos resultados de uma análise química e de um certificado que comprove, através de análise sensorial, que a amostra é da categoria Azeite Virgem Extra.

Na prova final, os azeites a concurso são avaliados por um júri internacional para apurar o 1º, 2º e 3º prémios em cada categoria e menções honrosas para o 4º, 5º e 6º azeites mais pontuados. Os vencedores dos primeiros três lugares podem mencionar o prémio no rótulo de comercialização do respetivo azeite.

O júri do concurso conta anualmente com mais de 40 provadores, nacionais e de vários outros países produtores de azeite. O Presidente do Júri é José Gouveia, um dos mais importantes especialistas em azeites a nível mundial e professor no Instituto Superior de Agronomia de Lisboa. O Concurso, que recebe anualmente cerca de centena e meia de azeites, está classificado nos primeiros lugares do ranking internacional dos melhores concursos do mundo.

A organização do concurso é da responsabilidade da ACOS (Associação de Agricultores do Sul) em colaboração com a Casa do Azeite. O patrocínio é da exclusiva responsabilidade do Crédito Agrícola.

A entrega dos prémios vai realizar-se durante a 37ª Ovibeja que vai decorrer de 29 de Abril a 3 de Maio.

Para declarações sobre o concurso, contactar, por favor:
Eng. Mariana Matos (Casa do Azeite) - 967 031 465

Top