PAVILHÃO DO CANTE

PAVILHÃO DO CANTE, DAS ARTES E DOS OFÍCIOS

O Pavilhão do Cante, das Artes e dos Ofícios, que reúne o ser e o fazer alentejano, volta a estar presente na 35ª Edição da OVIBEJA.

É um espaço de emoções, uma homenagem à terra e a e a todos os que com o seu engenho fazem arte. Uma Mostra de Artesanato e Ofícios Tradicionais, um mote para a partilha de ecos e sonoridades, mas também de ideias e formas renovadas de viver e sentir o Alentejo.

Um local inclusivo. Um ponto de encontro e de reencontros. Sem preconceitos. Da diversidade do campo e das diferentes expressões da cidade, numa paleta de todas as cores.

CANTE ALENTEJANO

A mais forte e identitária expressão musical alentejana corre nas veias deste projeto desde a sua primeira edição. O cante alentejano volta estar presente e a sonoridade das vozes de Grupos Corais Alentejanos vão marcar o tom, abrir o coração e molhar as gargantas dos visitantes. Este espaço inclui uma zona de petiscos, vinho, convívio e muito cante. Será informal e marcará presença todos os dias da Feira.

MOSTRA-TE ALENTEJO

Mostra de Arte Contemporânea de Artistas Bejenses e de Mais Além

Além do cante, das artes e dos ofícios tradicionais, quisemos ir mais longe e integrar uma forma contemporânea de viver esta imensa planície, através da apresentação de uma Mostra de Arte Contemporânea de Artistas Bejenses e Alentejanos, de alma ou coração. A Mostra vai reunir diferentes expressões artísticas, desde fotografia, ilustração, escultura, cerâmica e outras instalações de artistas conceituados que têm alargado as fronteiras criativas do Alentejo.

MUSEU VIVO DE ARTES E OFÍCIOS TRADICIONAIS

Artesãos e artistas a trabalhar ao vivo durante o evento, continua a ser uma das apostas para este espaço, com o intuito de valorizar e promover as artes e os ofícios tradicionais e principalmente sensibilizar os visitantes para os sérios desafios que a sua continuidade enfrenta. É um projeto com um forte cariz cultural, um regresso às raízes que cruza tradição e modernidade, memória e futuro.