Ovibeja 2009

Redução de dias da Feira agrada a expositores

10/03/2009

A cerca de um mês e meio da abertura da 26ª Ovibeja, “a Feira está completa e o número de expositores é sensivelmente o mesmo de anos anteriores, embora tentemos alojar sempre alguns pedidos de última hora”, revela Manuel Castro e Brito.

O presidente da Comissão Organizadora considera que a redução da Ovibeja de nove para cinco dias foi bem recebida por parte dos expositores, dando a todos a hipótese de estarem presentes na Feira.

“Esta é uma decisão natural. Hoje já não há feiras com 9 dias, é um grande esforço, sobretudo quando são feiras que acontecem em regiões do interior. É, antes do mais, uma decisão de concentrar a feira, de tê-la em todos os dias a cem por cento, sem tempos nem dias mais «mortos». É uma solução muito racional, quer para quem organiza a Ovibeja, quer para quem a visita, quer para quem aqui expõe. O que nos interessa não é tanto a quantidade de dias, é mais a qualidade que a feira pode oferecer”, afirma Manuel Castro e Brito.

Questionado também sobre se a crise pode afectar o número de visitantes que, em anos anteriores, tem rondado os 300 mil, Castro e Brito diz que “a palavra crise não consta do vocabulário da Ovibeja. Sempre ultrapassámos todos os tempos e todas as dificuldades, os melhores e os piores tempos. A Ovibeja nunca teve crise, porque a crise combate-se com trabalho e perseverança e isso tem sido sempre a matriz da Ovibeja”.

O presidente da organização da Associação de Criadores de Ovinos do Sul (ACOS) - que organiza a Ovibeja - refere, no entanto, que a crise internacional, com base na especulação financeira em larga escala, “veio provar, mais uma vez, que o sector primário é o sector âncora das populações e da economia, ao contrário daquilo que se dizia”.

A Ovibeja é a maior feira do sul do país, tem um orçamento que ronda o milhão de euros e realiza-se entre 29 de Abril e 3 de Maio no Parque de Feiras e Exposições de Beja.

Top