Ovibeja 2011

Ovibeja cria I Concurso Internacional de Azeite

14/03/2011

Ovibeja cria I Concurso Internacional de Azeite <?xml:namespace prefix = o ns = \"urn:schemas-microsoft-com:office:office\" />

 

A organização da Ovibeja, em colaboração com a Casa do Azeite e apoio do Conselho Oleícola Internacional, criou este ano o I Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra “Prémio Ovibeja”.

 

A concurso serão admitidos apenas os azeites virgem extra que pertençam à campanha 2010/2011 e que cumpram os requisitos de qualidade e genuinidade definidos na legislação em vigor para esta matéria. As inscrições estão abertas até ao final do mês de Março.

 

Os prémios, medalhas de ouro, prata e bronze e ainda menções honrosas para os quarto, quinto e sexto mais pontuados, serão entregues no decorrer da Ovibeja.

 

O objectivo principal deste Concurso Internacional é distinguir os Azeites Virgem Extra de excelência produzidos em Portugal, no entanto, tendo em conta o facto de Portugal nunca ter organizado nenhum concurso de âmbito internacional, entendeu a organização que este concurso deveria ser aberto à participação de Azeites Virgem Extra de outros países produtores. O objectivo maior é promover, acima de tudo, a <?xml:namespace prefix = st1 ns = \"urn:schemas-microsoft-com:office:smarttags\" />cultura e a imagem do Azeite de Qualidade.

 

Com a criação do I Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra, a organização da Ovibeja aposta também fortemente numa área de produção e de mercado em grande expansão no Alentejo, ao encontro do Cluster do Azeite despoletado, precisamente, pela organização da Feira.

 

O Azeite vai estar em evidência na Ovibeja através de muitas outras acções, nomeadamente numa exposição interactiva, colóquios e debates, mostra e venda de azeites de grande qualidade, atestada em muitos casos por prémios nacionais e internacionais.

 

A Ovibeja, que se realiza entre 4 e 8 de Maio no Parque de Feiras e Exposições de Beja, tem uma perspectiva muito mais abrangente que a de um certame onde se mostram e promovem projectos de sucesso. A Grande Feira do Sul é um fórum político e de cidadania, espaço de inovação, de negócio e de troca de experiências sempre na procura do sustentado desenvolvimento da região.

 

Dedicada ao Ano Europeu das Florestas, a 28ª edição da Ovibeja prevê a participação de mais de mil expositores, distribuídos em dez hectares de área no Parque de Feiras e Exposições de Beja.

 

A organização da maior feira agrícola do país pertence à Associação de Criadores de Ovinos do Sul, ACOS.

 

Para mais informações contactar p.f.:

 

Casa do Azeite - Associação do Azeite de Portugal

Engª Mariana Matos

Telefone: (+ 351) 21 384 18 10

Fax: (+ 351) 21 386 19 70

E-mail: [email protected]

Top