Ovibeja 2012

1ª Mostra de Sopas Tradicionais do Alentejo

21/03/2012

Confraria Gastronómica do Alentejo apesenta na Ovibeja

1ª Mostra de Sopas Tradicionais do Alentejo

Acelgas, catacuzes, beldroegas, tengarrinhas são apenas uns escassos exemplos de como a necessidade aguçou o engenho. E apaladou os sabores da gastronomia tradicional alentejana. Na procura do que a natureza oferece em cada época, os alentejanos foram aprimorando, ao longo dos séculos, a sua relação com as ervas, muitas de nascimento espontâneo, que enriqueceram e diferenciaram a gastronomia tradicional alentejana.

Para dar a conhecer aos visitantes a riqueza da nossa gastronomia e preservar o receituário tradicional, a Confraria Gastronómica do Alentejo, em colaboração com a organização da Ovibeja, estão a preparar a 1ª Mostra de Sopas Tradicionais do Alentejo. E as sopas tradicionais do Alentejo caracterizam-se por pratos ricos (confeccionados como prato principal) acompanhados de pão, o que na região se denomina sopas de pão.

A Mostra apresenta-se no dia 28 de Abril, sábado, altura em que cada participante revela a sua receita de eleição que pode ir desde a tradicional açorda, às sopas de tomate, poejada de bacalhau com feijão manteiga, sopas de toucinho, feijão com catacuzes ou com tengarrinhas, migas de bacalhau com poejos, entre muitas outras que a memória dos participantes consiga recuperar do seu baú familiar. As receitas são confeccionadas pelos membros da Confraria Gastronómica do Alentejo e por particulares conhecedores do receituário tradicional alentejano.

A presença da gastronomia tradicional do Alentejo há muito que acompanha e enriquece a Ovibeja pela mão da Confraria Gastronómica que começou pelos concursos de receitas de borrego, organizados durante várias edições da feira, criou uma variante de petiscos tradicionais do Alentejo e, este ano, o tema são as sopas.

Conforme explicou Pessoa Lopes, membro da Confraria e mentor do tema deste ano, as sopas tradicionais do Alentejo confeccionadas com produtos de qualidade, com o uso do pão tradicional alentejano, são sopas ricas e muito saudáveis que deveriam estar mais presentes nas refeições do nosso dia-a-dia.

Para preservar a riqueza do receituário tradicional e faze-la perdurar na história da gastronomia da região, as receitas apresentadas na 1ª Mostra de Sopas Tradicionais do Alentejo vão ser integradas numa publicação a apresentar e divulgar na edição da Ovibeja do próximo ano.

Organizada pela ACOS – Agricultores do Sul, a feira tem este ano como tema central “+ PRODUÇÃO”.

Top