Ovibeja 2012

Ovibeja dá a provar os melhores azeites do mundo

17/04/2012

De portas abertas ao público já a partir de 27 de Abril

Ovibeja dá a provar os melhores azeites do mundo

A 29ª edição da Ovibeja – que abre as suas portas já no próximo dia 27 de Abril até 1 de Maio – recebeu 63 azeites de diferentes partes do globo para selecção no II Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra – Prémio Ovibeja. Os premiados do concurso, que voltou a exceder as expectativas dos organizadores, vão ser conhecidos no dia de inauguração da feira e os visitantes vão ter a oportunidade única de provar os melhores azeites do mundo.

O painel de provadores que inclui 23 jurados, alguns dos quais gurus internacionais, reúne-se esta segunda-feira, 23 de Abril, para fazer a selecção dos melhores azeites nas três categorias a concurso: frutado verde intenso, frutado verde médio e frutado maduro.

O Júri do Concurso Prémio Ovibeja, o único no nosso País de âmbito internacional, é composto por provadores de Portugal, Espanha, Itália, Grécia e Chile, todos reconhecidos pelo Conselho Oleícola Internacional. De entre os especialistas internacionais de azeites que integram o painel de provadores conta-se Marco Oreggia, jornalista da Flos Olei, o Guia dos Melhores Azeites do Mundo. Além do jornalista e crítico de azeites italiano, o Júri do concurso conta ainda com a participação da Chilena Denise Langevin, júri nos concursos Olive d’Ór (SIAL – Canadá) e La County Fair (EUA). De entre os provadores que integram o Júri do concurso Prémio Ovibeja conta-se ainda, entre outros especialistas, o espanhol Fernando Martinez, investigador do Instituto de la Grasa (Sevilha), Maria Lazaraki,  júri em diversos concursos internacionais de azeite. O Presidente do Júri é o Professor José Gouveia,reputado conhecedor de azeites em Portugal e no mundo.

O II Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra, uma organização conjunta da ACOS – Agricultores do Sul, Casa do Azeite - Associação do Azeite de Portugal excedeu, mais uma vez, as expectativas da organização. Ultrapassou, em cerca de 50 por cento, a participação do ano anterior.

Os visitantes da Ovibeja vão ter a oportunidade de ser os primeiros a provar os azeites premiados durante as provas comentadas de azeites que vão ocorrer todos os dias da feira no Pavilhão “Vinhos e Azeites”. Este espaço, dedicado aos produtos agro-alimentares de nível superior, é inteiramente dirigido ao público visitante que queira provar, perguntar, experimentar, interagir através das diferentes propostas que incluem também experiências direccionadas pela Fábrica – Centro de Ciência Viva de Aveiro.

A Ovibeja é uma organização da ACOS – Agricultores do Sul e tem, este ano, como tema central “+PRODUÇÃO”.

Para mais informações contactar por favor:

Engª Mariana Matos

Caso do Azeite

Telefone: (+351) 213841810

 

______________

 

INFORMAÇÃO AOS JORNALISTAS

A organização da Ovibeja informa que no dia 23 (segunda-feira) o Júri do Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra reúne-se no BejaParque Hotel, em Beja,  a partir das 09h30, para seleccionar os melhores azeites em cada uma das categorias apresentadas a concurso: frutado verde intenso, frutado verde médio e frutado maduro.

O Júri, presidido pelo Professor José Gouveia, é composto por 23 jurados provenientes de Portugal, Espanha, Grécia, Itália e Chile, alguns dos quais especialistas de renome internacional.

Esta reunião é uma oportunidade única para abordar algum ou alguns dos especialistas internacionais que vão estar em Beja na manhã de segunda-feira.

Disponibilizamo-nos para, caso haja interesse, facilitar a recolha de imagens relativas aos painéis de prova e, no final das provas, uma pequena conversa com os jurados.

Para melhor organização do processo logístico solicitamos que nos confirme, até à próxima sexta-feira, 20 de Abril, o vosso interesse em estar presente neste evento.

Contacto: 969 082 748

Top