Ovibeja 2013

30ª Ovibeja celebra a Cooperação pela Água - H2 OJE – Pelo uso eficiente da Água

27/03/2013

Exposição Temática e Interactiva

A 30ª OVIBEJA celebra o Ano Internacional da Cooperação pela Água com uma exposição temática e interactiva. H2OJE – Pelo uso eficiente da Água, incide sobre as actuais pressões sobre os recursos hídricos do planeta e alerta para a necessidade inadiável de uma gestão eficiente deste recurso finito, para bem das gerações futuras.

As pressões sobre os recursos hídricos do planeta são crescentes e cada gota conta – é este o ponto de partida para a exposição H2OJE – Pelo uso eficiente da Água. Numa Era de mudança de paradigmas e de evolução constante, fenómenos como o aumento do consumo, a urbanização, a industrialização e até as alterações climáticas, têm vindo a comprometer a qualidade e a disponibilidade da água, com a agravante do enorme desperdício e da poluição deste recurso em todo o mundo.

Partindo do enquadramento proposto pela ONU – entidade promotora das comemorações – o tema da Água será abordado a nível Global, Ambiental, Social e Económico, pois apenas um entendimento holístico das suas várias dimensões, permitirá responder aos desafios em torno da água.

A exposição terá uma componente didáctica e interactiva transversal aos diferentes públicos, bem como uma programação própria desenvolvida com a colaboração de entidades como o Centro de Ciência Viva do Lousal – Mina de Ciência, com a EMAS – Empresa Municipal de Água e Saneamento de Beja, e conta ainda com a participação do público escolar para acções de sensibilização e divulgação do tema.

A Exposição H2OJE pretende consciencializar para o impacto que o nosso comportamento individual tem a nível global. “Pensar globalmente e agir localmente” é o desafio proposto para promover uma mudança de comportamentos em nome da Cooperação pela Água.

Este é também um desafio que se impõe à agricultura na região do Alentejo no que respeita à gestão eficiente da água. Se por um lado, a produção agrícola tem que ser potenciada de forma a alimentar uma população mundial crescente, o desenvolvimento agrícola, nomeadamente da agricultura de regadio, deverá ser operado com a consciência do delicado equilíbrio que a gestão sustentada da água e a preservação dos ecossistemas exigem.

Dada a importância da gestão eficiente da água na agricultura, a 30ª Ovibeja contará com mais 4 hectares de exposição, onde será apresentado O Campo da Feira - Demonstração de Culturas e Equipamentos Agrícolas e Tecnologias de Regadio um campo agrícola onde vai nascer um projecto experimental de culturas de sequeiro e de regadio, demonstrativo de boas práticas nas actividades agrícolas e pecuárias existentes na região do Alentejo.

A Ovibeja, que se realiza de 24 a 28 de Abril, é organizada pela ACOS – Agricultores do Sul. 

Top