Ovibeja 2013

Ovibeja selecciona e dá a provar os melhores azeites do mundo

08/04/2013

O III Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra – Prémio Ovibeja recebeu cerca de 70 amostras de azeites de sete países. São maioritariamente oriundas de Portugal e Espanha, mas também de Itália, Grécia, Chile, Argélia e Argentina.

A selecção dos melhores azeites vai ser efectuada a 20 e 21 de Abril, por um painel de cerca de três dezenas de jurados - reconhecidos pelo Conselho Oleícola Internacional - provenientes de oito países: Portugal, Espanha, Itália, Grécia, Alemanha, Chile, Argentina e Tunísia.

O presidente do Júri é José Gouveia, professor catedrático do Instituto Superior de Agronomia, considerado um dos maiores especialistas portugueses em azeites. José Gouveia diz que o Concurso Ovibeja “tem vindo a assumir cada vez maior importância, porque começa a ser já bastante conhecido a nível mundial. E isso resulta na maior adesão dos agentes económicos para envio de amostras a concurso”. E destaca que “este tipo de concursos é algo que faz desenvolver o sector”.

O Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra – Prémio Ovibeja é organizado pela ACOS com a colaboração da Casa do Azeite. Os visitantes da Ovibeja vão ter a oportunidade de ser os primeiros a provar os azeites premiados durante as provas comentadas de azeites que vão ocorrer todos os dias da feira no Pavilhão “Vinhos e Azeites”.

A feira, organizada pela ACOS – Agricultores do Sul realiza-se de 24 a 28 de Abril.

Top