Ovibeja 2013

Escultura de homenagem ao associativismo agrícola nos 30 anos da Ovibeja

20/04/2013

A escultura de uma ovelha estilizada vai nascer no Parque de Feiras e Exposições de Beja, por iniciativa da ACOS – Agricultores do Sul, que assim pretende homenagear o sector da ovinicultura. Esta escultura pretende ser também uma homenagem ao associativismo agrícola, que esteve na origem da ACOS (hoje uma associação generalista que abarca os vários sectores agro-pecuários) e da Ovibeja, cuja primeira edição se realizou há 30 anos.

A proposta desta escultura gigante em betão – que terá mais de 3 metros de altura, assente numa base em forma de banco/assento, com cerca de um metro de altura – partiu de um convite feito pela ACOS - Agricultores do Sul à escultora Margarida de Araújo, que reside em Serpa há cerca de vinte anos, onde mantém uma galeria-atelier.

Natural de Lourenço Marques, Margarida de Araújo tem uma carreira preenchida com inúmeras exposições e diversos prémios como artista plástica.

Segunda a autora, a escultura – que será inaugurada no dia de abertura da 30ª edição da Ovibeja – “pelas suas linhas modernas pretende transmitir a modernidade, inovação e contemporaneidade de que a Ovibeja se traduz”.

Top