Ovibeja 2013

As ofertas do mundo Ovibeja

24/04/2013

Organizada por uma associação privada de agricultores – ACOS – Agricultores do Sul – a Ovibeja comemora 30 anos de percurso com mais de mil expositores e uma adesão expectável de largos milhares de visitantes. Inaugurada pela Ministra da Agricultura, a feira conta com várias novidades, entre elas a abertura do Campo da Feira. Este espaço, com cerca de cinco hectares, traduz um campo de cultivo com vários equipamentos de rega, culturas como o milho e trigo, árvores de fruta e maquinaria agrícola diversa. Este campo apresenta o modo como se faz hoje agricultura com práticas agrícolas, culturas e equipamentos de topo.

A água é o tema principal desta edição, visível ainda através da exposição interactiva “H2 Oje – Pelo uso eficiente da Água”, através de experiências conduzidas pelo Centro de Ciência Viva do Lousal e pela Empresa de Água e Saneamento de Beja com “Ciência da Água, “Mina da Água” e “Heróis da Água”.

“Ciência do Vinho e do Azeite” é mais um espaço de interacção com os visitantes sejam miúdos ou graúdos. No Pavilhão “Vinhos & Azeites”, além das experiências proporcionadas pelo Centro de Ciência Viva de Aveiro, há provas, tertúlias, curiosidades, complementadas com outros sabores da terra, como enchidos, presuntos, queijos, doces conventuais, chocolate com sabores de medronho, azeite, mel, entre outras possibilidades que apelam a inesquecíveis experiências dos sentidos. Os melhores azeites do mundo são outro dos atractivos que trazem à Ovibeja muitos visitantes que querem ser os primeiros a experimentar os sabores do sumo de azeitona proveniente dos sete cantos do planeta.

A decorrer entre 24 e 28 de Abril, a Ovibeja apresenta um cartaz de espectáculos que abre com as actuações dos bejenses António Zambujo e Virgem Suta. Seguem-se Xutos e Pontapés, The Gift e Buraka Som Sistema. Cada dia da Ovibeja encontra-se com o seguinte através das Ovinoites que, entre tasquinhas e comes e bebes, contam ainda com a actuação do DJ-N-To-The-N, DJ Fernando Alvim, DJ Miss Blondie e Antena 3 Party Zone: DJ The Fox + DJ Guga. 

Exposições, concursos e leilões de gado, mostra de aves, campeonatos nacionais com cavalos, demonstrações com cães, são outros dos atractivos da Ovibeja que inclui ainda uma exposição de pintura e escultura sobre o Alentejo e, entre outras propostas, o lançamento de quatro livros.

A Ovibeja é palco de debate, visitas de governantes, políticos e técnicos nacionais e internacionais. É palco do encontro de culturas, expressão da diversidade, com “Todo o Alentejo deste mundo”.

Top