Ovibeja 2016

Concurso de Azeites Prémio Ovibeja já atingiu o 1º lugar no “The World’s Best Olive Oils”

18/01/2016

O Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra – Prémio Ovibeja já atingiu o topo do “The World’s Best Olive Oils”, um ranking criado pelo alemão Heiko Schmidt, considerado um guru de renome mundial em matéria de azeite.

O Prémio Ovibeja obteve o 1º lugar, ex aequo, com o prestigiado “Mário Solinas”, organizado pelo Conselho Oleícola Internacional (COI), entre 16 concursos internacionais de vários países: Espanha, Itália, Chile, Japão, Estados Unidos, Suíça, China.

Este concurso cumpre as normas recomendadas pelo COI onde se destacam os requisitos para apresentação e selecção das amostras de azeite, a classificação através de uma análise química e análise organoléctica efectuada por um painel de provadores. Faz ainda parte das regras que os azeites virgem extra sejam provenientes de um lote homogéneo de um mínimo de 3.000 litros.

Já na sexta edição, o Concurso passará a designar-se Prémio CA Ovibeja tendo o Crédito Agrícola como patrocinador exclusivo. As inscrições e recepção de amostras de azeite estão abertas até 26 de Fevereiro. Os azeites selecionados – os melhores do mundo – vão ser provados, em primeira mão, pelos visitantes da 33ª Ovibeja que se realiza de 21 a 25 de Abril.

A organização do Concurso pertence à ACOS – Associação de Agricultores do Sul em parceria com a Casa do Azeite.

Top