Ovibeja 2016

Já abriram as inscrições para o 6º Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra – Prémio Ovibeja

14/12/2015

Já abriram as inscrições para o 6º Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra – Prémio Ovibeja

A Organização da 33ª Ovibeja já está a receber amostras para o 6º Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra – Prémio Ovibeja.

Com uma posição de grande destaque no ranking dos melhores concursos do mundo, o Concurso Internacional – Prémio Ovibeja é aberto a todos os interessados, nacionais e internacionais, que reúnam os requisitos inscritos no Regulamento. As categorias a escrutínio são Frutado Maduro, Frutado Verde Ligeiro, Frutado Verde Médio e Frutado Intenso. O prazo para inscrição de amostras termina no dia 26 de fevereiro.

O Concurso Internacional - Prémio Ovibeja caracteriza-se pelo rigor das normas, (a par do mais importante do mundo – o Concurso Mário Solinas, organizado pelo COI - Conselho Oleícola Internacional). Entre os procedimentos obrigatórios destaca-se a autenticação das amostras por uma entidade idónea, o uso de recipiente de vidro escuro, sem rótulo e com sistema de abertura inviolável, o uso de um código de identificação anónimo, sendo ainda classificado através de uma análise química e de uma análise organoléctica feita por um painel de prova reconhecido pelo COI. O júri internacional, é constituído por alguns dos mais destacados peritos dos principais países produtores, mas participam igualmente peritos de outros países essencialmente consumidores, como os Estados Unidos da América, o Japão e a Alemanha, entre outros.

A organização do Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra – Prémio Ovibeja pertence à ACOS – Associação de Agricultores do Sul em conjunto com a Casa do Azeite – Associação do Azeite de Portugal.

A entrega dos Prémios aos vencedores vai ser feita a 23 de abril, no decorrer da 33ª Ovibeja.

--- Para mais informações contactar, por favor: Eng. Mariana Matos – Casa do Azeite – Telf: 21 384 18 10

Top