Ovibeja 2020

AGRICULTURA CON(S)CIÊNCIA

26/02/2020

AGRICULTURA CON(S)CIÊNCIA

A 37ª Ovibeja, organizada pela ACOS – Associação de Agricultores do Sul, vai decorrer de 29 de abril a 3 de maio, em Beja, e vai abordar a sustentabilidade, o conhecimento, a inovação, a eficiência, a ética profissional através do grande tema “Agricultura Con(s)Ciência”.

A agricultura e a biodiversidade de mãos dadas com a ciência é a mensagem que a Ovibeja pretende passar através da programação intensiva de colóquios e debates com a participação de especialistas, empresários, estudantes, decisores políticos nacionais e comunitários. O evento é ainda uma verdadeira oportunidade para negócios por profissionais e visitantes. É um marco importante na agenda de membros do governo, partidos políticos, diplomatas e de várias delegações empresariais portuguesas e de cariz internacional.

Os novos desafios a que os agricultores têm de responder face às alterações climáticas obrigam à equação de novos paradigmas que importa considerar a nível estratégico por parte dos decisores políticos nacionais e comunitários. Este processo exige conhecimento fundamentado da realidade do campo, da atividade agrícola e agropecuária, do papel dos agricultores e das suas entidades representativas enquanto agentes fundamentais na preservação do mundo rural e enquanto principais guardiões da biodiversidade. É nesta perspetiva que estão agendados muitos dos colóquios.

O 10º Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja, que se mantém, há alguns anos, no segundo lugar do ranking do World Best Olive Oils, é uma das provas da cultura de excelência alavancadas pela Ovibeja. Com a receção de cerca de 150 amostras de mais de uma dezena de países produtores de azeite, o Concurso conta com um painel de 40 jurados em representação de várias geografias do mundo. A entrega dos prémios aos vencedores é feita do decorrer da 37ª Ovibeja, no dia 2 de maio. Durante a feira, os visitantes podem participar em provas comentadas de alguns dos melhores azeites do mundo.

A oferta do evento inclui ainda concursos e exposições de gado, demonstrações equestres, exposições empresariais e institucionais, prova e venda de produtos agro-alimentares de qualidade superior, restaurantes e tasquinhas. O evento oferece ainda uma vasta programação cultural com espetáculos e concertos, onde se destacam as famosas “ovinoites” que atraem milhares de jovens ao recinto da feira.

Os números crescentes da Ovibeja

Com mais de 150 mil visitantes por edição, a Ovibeja conta anualmente com mais de 1000 expositores, distribuídos por diversos setores de atividade, em pavilhões temáticos, numa área de 10 hectares do Parque de Feiras e Exposições Manuel de Castro e Brito, em Beja.
Conta com 4 grandes concertos, cerca de 1.000 cantadores de grupos corais integrados no Comboio do Cante, mais de 350 animais (ovelhas, cabras, porcos, cavalos, burros) integrados no Pavilhão da Pecuária, mais de 100 cavalos participantes nas provas hípicas, com concursos e campeonatos nacionais e europeus. Contempla mais de 100 provas comentadas dos melhores azeites do mundo participantes no 10º Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja.

Nos últimos anos tem vindo a aumentar o número de entidades com interesse em participar. É um local de festa, um espaço de negócios, de cultura e debate, um fórum político e de cidadania. Pela sua pluralidade, a Ovibeja é “Todo o Alentejo deste Mundo”.


Saiba mais

Top