Apresentação

Edições Anteriores

Ovibeja 2002

Ano: 2002

Data: 19ª Ovibeja

A Grande Feira do Sul realizou-se de 16 a 24 de Março no renovado Parque de Feiras e Exposições de Beja. Marcava a sua 19ª edição.

“Resposta ao Desafio Alqueva” foi o tema central da feira no pavilhão que funcionou na Expo 98, com cerca de 2 000 metros quadrados destinados a exposições relacionadas com a barragem e o empreendimento de fins múltiplos de Alqueva. No “Centro Temático da Água” o recurso a modernas tecnologias multimédia permitiu efectuar visitas guiadas a cenários virtuais do que estava projectado para o aproveitamento múltiplo do empreendimento, contemplando as vertentes agrícola e ambiental. A grande barragem do sul, que depois de cheia se tornou o maior lago artificial da Europa, esteve também na base da realização de vários colóquios e debates, dos quais se destacou a organização das “Jornadas sobre Alqueva” com a apresentação de um estudo feito pela Universidade de Évora sobre as implicações e impactos do empreendimento de fins múltiplos de Alqueva no tecido social e na economia regional.

O facto de Alqueva marcar, em 2002, forte presença na Ovibeja ganhou um relevo acrescido uma vez que coincidiu com o encerramento das comportas da barragem, o que aconteceu em Fevereiro, momento em que a albufeira começou a armazenar água do Guadiana.

Curiosidade de 2002: “No ano passado não houve animais na Ovibeja. Este ano não há ministros”, frase proferida por um estudante a revelar que no ano de 2001 a Ovibeja se realizou sem animais devido a um surto de febre aftosa e em 2002 decorreu sob o signo de eleições legislativas que decorreram no 2º dia da feira. Com ministros de saída e outros que se preparavam para entrar, o PS deu lugar ao PSD no Governo.

Top