Ovibeja 2017

34ª Ovibeja coloca vários temas em discussão com a participação de peritos nacionais e internacionais e responsáveis políticos

11/04/2017

Dedicada à temática da Internacionalização e Exportação de Produtos Agro-alimentares

34ª Ovibeja coloca vários temas em discussão com a participação de peritos nacionais e internacionais e responsáveis políticos

Dedicada à internacionalização agro-alimentar, esta edição da Ovibeja dá grande destaque ao aumento da produção no Alentejo, à qualidade dos produtos agrícolas e agro-alimentares, e ao aumento do escoamento de produtos para os mercados internacionais, fruto do grande investimento agrícola nesta região.

Tendo em conta esta realidade, o “Investimento e regadio no Alentejo” é o tema do colóquio, da responsabilidade da ACOS, que vai decorrer no Auditório do Nerbe, a partir das 11h00, no dia 28 de Abril. Terá como intervenientes Gabriela Freitas, Gestora do PDR2020; Pedro Ribeiro, presidente do IFAP; José Pedro Salema, presidente da EDIA e José Barahona Núncio presidente da Federação Nacional das Associações de Regantes. A moderação vai estar a cargo do jornalista do Público, Manuel Carvalho. A Sessão de encerramento conta com a presença de Capoulas Santos, Ministro da Agricultura.

O azeite é um dos muitos exemplos da projeção portuguesa em termos de quantidade e de qualidade. O dia 29 de Abril é inteiramente dedicado ao azeite, com a realização do 2º Simpósio Internacional Azeites do Sul no Auditório do Nerbe a partir das 10 horas, em colaboração com a Olivum - Associação de Olivicultores do Sul. Esta ação inclui a cerimónia de entrega dos prémios aos vencedores do Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja. Estão agendadas três mesas redondas versando temas como a comercialização e exportação de azeite; a produção e transformação de azeitona e a promoção do azeite e oportunidades nos mercados internacionais. Participam neste simpósio peritos nacionais e internacionais e representantes de cooperativas e empresas envolvidas na produção e mercado do azeite. O simpósio conta, na sessão de abertura, com a presença do Secretário de Estado da Agricultura e Alimentação.

Relativamente aos produtos Agroalimentares, para além da exposição temática presente no Espaço Agro-Alentejo Export, vai decorrer, neste ambiente, um ciclo de debates dedicado aos produtos agro-alimentares de origem animal, designadamente de suínos, bovinos, ovinos e caprinos, nos dias 27, 28 e 29 de Abril, respectivamente, todos com início agendado para as 14h30. Este ciclo conta com a participação de representantes de empresas exportadoras, produtores, organizações de produtores, entre outros.

Também o Espaço Inovação, localizado no Pavilhão Terra fértil, vai ser palco da apresentação, ao longo dos dias da feira, de projectos de investigação e desenvolvimento aprovados no âmbito do Alentejo2020. O objectivo é divulgar as acções em curso em sessões de transferência de tecnologia para produtores, empresas, prestadores de serviço e outros actores interessados.

A responsabilidade da organização da feira pertence à ACOS – Associação de Agricultores do Sul.

Top