ACOS está presente no New European Bauhaus e transporta conceito para 40ª Ovibeja

11/04/2024



A ACOS vai participar, enquanto parceira, no New European Bauhaus, Evento Satélite NEB que se vai realizar no dia 11 em Quintos, organizado pela Incubadora de Inovação Social do Baixo Alentejo.  

"Respirando e Vivendo Quintos" é o título do evento português que se vai realizar para e em paralelo a outros países da Europa, um festival – Feira, Festa e Fórum - na aldeia de Quintos. Vai contar com sessões interativas, workshops, oficinas e performances das mais diversas expressões artísticas e atividades tradicionais ligadas às memórias de enraizamento emocional, em comunhão com a comunidade local. Vão acontecer também conferências e colóquios. 

Entre as atividades que vão preencher os espaços interiores e exteriores da aldeia de Quintos, destaca-se a Tosquia de ovinos, por parte de uma equipa da ACOS, a feitura tradicional do pão, um ateliê de azulejaria, ateliê “Florir Quintos”, uma caminhada verde, uma sessão de mãos na terra das hortas comunitárias, showcooking sobre os sabores de Quintos,demonstração de artesanato com uso do buinho, observar e respirar o Guadiana através através do seu património natural e construído. E muita, muita conversa, muita partilha de histórias, testemunhos de saber fazer e saber ser. Memória, imaginação, arte, partilha de saberes conjugam-se na “desaceleração do tempo, priorizando a simplicidade e a convivência entre as pessoas e o meio envolvente”. Reconexão cultural, preservação ambiental, sustentabilidade, são algumas das bandeiras deste evento com visibilidade à escala europeia. A ACOS, enquanto participante e parceira neste projeto, vai dar continuidade ao conceito de partilha de conhecimento e de saberes na 40ª Ovibeja, enquanto espaço de aprendizagem, troca de saberes e replicação de boas práticas, no Ponto MUDA_TT. Além de muitas outras ações, vão ocorrer conversas com associados e técnicos da ACOS, vai ser envolvidos alunos de vários estabelecimentos de ensino do Alentejo, da vizinha Espanha e de Cascais, e vão ser realizados colóquios. No dia 4 de maio vai realizar-se o colóquio “MUDA_TT+ | O Território em Mudança” com moderação de Maria João Ruela. Mais informações sobre esta e todas as outras iniciativas da 40ª Ovibeja em: www.ovibeja.pt

Top