Notas de Imprensa

Imprensa

10º Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra - Prémio CA Ovibeja com mais países representados

16/04/2021



A organização do 10º Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja recebeu este ano 138 amostras provenientes de cerca de uma dúzia de países produtores. Além de Portugal e Espanha, destaca-se ainda a representação de Itália, Grécia, França, Croácia, Israel, China, Brasil, Argentina, Tunísia. A seleção das amostras, prevista para Beja nos dias 16, 17 e 18 de Abril, foi adiada em resultado das medidas de restrição contra a Covid-19. A reunião do Júri internacional para selecção das provas ficou agendada para depois do desconfinamento geral, a partir de 3 de Maio. A data e o formato da cerimónia de entrega dos prémios, que estava previsto acontecer no decorrer da Ovibeja, serão anunciados em breve.

Recorda-se que o Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja foi este ano classificado novamente em 1º lugar no ranking da World Best  Olive Oils. Este escrutínio mundial, criado pelo perito alemão, Heiko Schmidt, com base nos resultados dos principais concursos internacionais de azeite virgem extra em ambos os hemisférios, tem como referência o Prémio Mario Solinas do Conselho Oleícola Internacional com critérios muito objectivos de rigor e autenticidade. O painel de provadores do Concurso Prémio CA Ovibeja, com peritos de vários países, é presidido por José Gouveia, professor catedrático especialista em azeites, o Concurso Ovibeja recebe amostras de dezenas de países. 

A organização do concurso é da responsabilidade da ACOS – Associação de Agricultores do Sul e da Casa do Azeite – Associação do Azeite de Portugal com o patrocínio exclusivo do Crédito Agrícola

Top