12º Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja já está a receber amostras

23/01/2023



Já estão abertas as inscrições para envio de amostras ao 12º Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja. O concurso, organizado pela ACOS – Associação de Agricultores do Sul, em colaboração com a Casa do Azeite, é aberto a produtores individuais, associações de produtores, cooperativas e empresas de embalamento devidamente registadas, tanto nacionais como internacionais, de qualquer país produtor de azeite. As inscrições podem ser efetuadas até dia 24 de Março.  

São cinco as categorias colocadas em sufrágio: Frutado Verde Intenso, Frutado Verde Médio, Frutado Verde Ligeiro e Frutado Maduro pertencentes à campanha 2022/2023. Os azeites do hemisfério sul são os pertencentes à campanha de 2021/2022 devido à diferença na época da apanha da azeitona.  

O Júri internacional, constituído por cerca de 30 elementos de diferentes países, é presidido por José Gouveia, especialista em azeites. As amostras de azeite presentes a concurso vão ser apreciadas em meados de abril e os prémios serão entregues no dia 29 de abril, no decorrer da 39ª Ovibeja.  

O Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja mantém-se há vários anos no primeiro lugar do ranking dos melhores concursos do mundo. Recebe anualmente cerca de centena e meia de azeites e tem como propósito incentivar a aposta na qualidade dos azeites, o aumento do seu consumo e a conquista de mercados internacionais. 

O 12º Concurso Internacional de Azeite Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja conta com o patrocínio exclusivo do Crédito Agrícola.  

Regulamentos em português, espanhol, francês e inglês em: www.azeite-ovibeja.pt

Top