A comemorar 40 anos a Ovibeja é uma feira plural com uma identidade que a torna única no país

15/01/2024



A organização da 40ª Ovibeja já tem a funcionar em pleno o Secretariado da Feira para contacto e interação com todos os potenciais interessados na edição comemorativa dos 40 anos do evento. O Secretariado está instalado no local habitual, na Rua Cidade S. Paulo, junto à rotunda do Pastor, em Beja.

A 40ª Ovibeja vai decorrer de 30 de abril a 05 de maio e definiu como tema principal o Associativismo, motor do trabalho em conjunto com o objetivo de potenciar resultados, partilhar meios, desafios e conhecimentos.

Numa altura em que o setor agrícola mais necessita de um olhar comprometido com a salvaguarda da biodiversidade e da sustentabilidade, empresarial e rural, importa refletir sobre o papel do associativismo como voz dos agentes da produção, transformação e comercialização agropecuários e florestais. A Ovibeja, organizada por uma associação de agricultores – a ACOS – tem tido, ao longo das suas várias edições, um papel decisivo no arranque de obras ou desbloqueio de decisões governamentais referentes ao setor agrícola no Alentejo. É essa força motriz da Ovibeja que a distingue e a torna atrativa para a visita de governantes, partidos políticos, embaixadores, responsáveis de entidades internacionais, nacionais e locais. Que a torna competitiva para a venda, apresentação e lançamento de produtos, marcas ou projetos por parte dos seus expositores. Que a torna sedutora por parte de todos os seus visitantes, sejam crianças, jovens, estudantes, profissionais, famílias, seniores, grupos de amigos.

Realizada em 10 hectares infraestruturados com pavilhões e espaços verdes e de lazer, a Ovibeja oferece, além dos produtos e serviços de mais de mil expositores, cerca de 15 espaços temáticos, 4 auditórios para colóquios, conferências e workshops, 350 animais em exposição no Pavilhão da Pecuária, 11 restaurantes, 43 bares e quiosques, 5 grandes concertos, cerca de 500 cantadores no grande encontro do cante, que também comemora este ano os 10 anos de classificação de Património Imaterial da Humanidade. O evento recebe anualmente acima de cem mil visitantes, mais de 14 mil visitas de grupos escolares e de outras instituições, mais de duas dezenas de delegações internacionais. É um evento que conjuga trabalho e lazer, negócios, música, encontro e reencontro de amigos.

Feita com todos e para todos, a Ovibeja é um evento único no país, com uma identidade que o distingue dos demais, enquanto símbolo de “Todo o Alentejo deste Mundo!”. Toda a informação no site em https://www.ovibeja.pt, sendo que o email de contacto com o Secretariado da Feira é: [email protected].

Top