ACOS assinalou 40 anos e prepara grande comemoração dos 40 anos da Ovibeja

28/09/2023



A 27 de setembro de 1983 foi registada, em Beja, a ACOS – Associação de Criadores de Ovinos do Sul pela mão de um pequeno grupo de criadores com o objetivo de fazer ouvir a sua voz.  

Um grupo de voluntários, criadores de ovinos, juntou-se para procurar soluções para os problemas que a agricultura, e em concreto, os criadores pecuários, estavam a atravessar na década de 80. Criaram a ACOS e, no ano seguinte participaram na Feira da Primavera, realizada em Beja, no mês de maio. Juntaram umas curraletas e realizaram uma exposição e um leilão experimental de ovinos, num recanto da Feira. “A Ovibeja nasceu da necessidade, então premente, sentida pelos agricultores e pelos produtores pecuários do Baixo-Alentejo, de que existisse uma voz da sociedade civil e empresarial que se fizesse ouvir no Terreiro do Paço”, escreveu-se, na altura, a propósito desta mobilização dos agricultores. Estava lançada a força motriz da Ovibeja. 

A Associação, que em 2012 alterou a designação para ACOS – Associação de Agricultores do Sul, tem vindo progressivamente a aumentar e a diversificar a sua área de atuação, num permanente esforço de atualização, de modernização e de resposta aos novos desígnios colocados aos seus associados, ao sector, à região e ao país.  

A ACOS assinala 40 anos e está a preparar a comemoração, em 2024, dos 40 anos da Ovibeja. O evento, que se vai realizar de 30 de abril a 5 de maio do próximo ano, pretende envolver todos os participantes que ao longo dos anos têm vindo a construir a identidade da Ovibeja. Feita por todos e para todos. 

Fruto das sinergias inovadoras criadas e despoletadas pela ACOS e pela Ovibeja, o tema principal da 40ª edição vai ser dedicado ao Associativismo. Para esta edição comemorativa estão a ser preparadas muitas novidades à altura de assinalar um marco importante no percurso da ACOS e da Ovibeja.

Top